Um apaixonado pela área de Recursos Humanos, Wiliam tem mais de 20 anos de atuação no mercado. Curiosamente, sua formação foi em Engenharia e essa graduação deu muita bagagem para exercer sua atual atribuição com excelência. Ele começou a carreira atuando diretamente nas fábricas (sempre em indústria de alimentos) e isso o deixou mais próximo e mudou o seu olhar com relação às necessidades do Time nas plantas.
Na JBS, são quase 10 anos de atuação. Wiliam veio para cá trabalhar na área de planejamento e gestão de custos e, logo que ingressou na Companhia, teve a oportunidade inesquecível de conhecer praticamente todas as plantas da JBS, inclusive no exterior. “Esse momento foi muito enriquecedor, aprendi muita coisa em um curto espaço de tempo e entendi muito mais sobre quem atua na ponta”, disse.
Após alguns anos de atuação na empresa, no ano de 2013, Wiliam foi convidado para trabalhar na área de Recursos Humanos e se apaixonou. “O que me fascina nessa área é a forma que trabalhamos sempre em conjunto, atuamos de forma integrada: Corporativo e RHs dos Negócios, fazendo esse elo com todas as nossas Unidades no Brasil”, ressaltou.
Wiliam é apaixonado pelo RH e também pela JBS. Ele veste a camisa da Companhia e o Valor com que ele mais se identifica é Atitude de Dono. “Sinto pela JBS uma gratidão enorme pelas oportunidades e me identifico muito com os Valores da Companhia. É assim quando gostamos daquilo que fazemos: damos sempre o nosso melhor, para que tudo saia sempre acima do esperado”, comentou.
Wiliam e sua equipe deram os primeiros passos do Programa Fazer o Bem Faz Bem. “A JBS já tem ações de responsabilidade social há muitos anos, só que eram ações espalhadas pelo Brasil e feitas de forma pontual, principalmente com foco nos colaboradores. No início de 2019, começamos esse trabalho de tentar, de alguma forma, dar uma governança sobre o tema e envelopar tudo o que as Unidades estavam fazendo. Nosso desafio foi fazer com que tudo que já era feito tivesse um direcionamento único. O grande marco do projeto foi a pesquisa e diagnóstico daquilo que já existia, muita coisa era feita porta para dentro (apenas colaboradores beneficiados) e queríamos ajudar da porta para fora também, ajudar a população. Identificamos mais de 100 projetos de responsabilidade social nas plantas. Esse diagnóstico foi muito importante e fizemos ainda uma pesquisa interna para ouvir dos colaboradores o que o município mais precisava. Esse movimento trouxe duas coisas muito importantes: pela primeira vez, a gente tinha um book de projetos e iniciativas e, ao mesmo tempo, a gente tinha um diagnóstico dos municípios e suas necessidades. Foi a partir deste diagnóstico que começamos a construir o Programa que todo o Brasil conhece hoje”, explicou o executivo. “Gosto de destacar que o Fazer o Bem Faz Bem é um Programa de todas as Unidades da JBS e os protagonistas desse projeto são nossos 130 mil colaboradores”, completou.
Para Wiliam, o sentimento é de orgulho e gratidão. “Houve muita troca importante, principalmente em nossas reuniões mensais com um comitê formado pelo corporativo e pelos Negócios. Ninguém faz nada sozinho, esse trabalho é de todos os colaboradores da JBS. Contamos com o total envolvimento de todas as Unidades. Quando eu olho para trás e vejo tudo o que gente construiu e essa visibilidade que o Programa atingiu, eu só posso mesmo ser grato por esse crescimento profissional e pessoal, por ser uma causa tão nobre. Fazer com que essa ajuda chegue a diversas cidades do Brasil faz todo esforço valer a pena. Vir para a JBS ganhou um novo significado, porque estamos contribuindo para salvar vidas. Eu sou apenas uma peça nesse quebra-cabeça. Conto com um Time muito forte e totalmente engajado, parceiros dentro de cada uma das Unidades de Negócios que estão na linha de frente e uma empresa que me dá plenas condições de avançar sempre”, encerrou.