Companhia tornou-se signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos
São Paulo, 4 de junho de 2018 – A JBS assinou o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, um compromisso voluntário e público assumido por empresas públicas e privadas com o objetivo de propagar boas práticas empresariais e promover um mercado mais íntegro e ético.
Desenvolvido pelo Instituto Ethos, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), a iniciativa tem como missão mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável. Atualmente, conta com a adesão de cerca de 700 empresas localizadas em diferentes estados do país.
As companhias signatárias se comprometem a divulgar a legislação anticorrupção do Brasil para seus colaboradores e stakeholders, bem como com o cumprimento integral das demais leis relacionadas com suas atividades. Nesse sentido, a JBS vem realizando uma série de ações, incluindo treinamentos e ampla divulgação de políticas, como Política de Doação de Produtos, Política de Patrocínios, um novo Código de Conduta Global, um Código de Conduta de Parceiros de Negócios, entre outras, com o intuito de fomentar a cultura de conformidade.
Ao se associar ao Ethos, a JBS também passa a interagir e compartilhar com o órgão e seus associados experiências sobre políticas e boas práticas de responsabilidade social, buscando a excelência nessa área. Dessa forma, a Companhia amplia a disseminação do tema para os públicos com os quais interage, como acionistas, colaboradores, consumidores, fornecedores e comunidades.
A associação da JBS ao Instituto Ethos se deu por meio da Diretoria de Compliance, liderada por Marcelo Proença. Desde o ano passado, a Companhia vem desenvolvendo diversas ações para se tornar referência global em governança e avança com seu Programa de Compliance – denominado “Faça Sempre o Certo”.
Em 2017, foram realizados treinamentos com as lideranças da JBS, contemplando mais de 120 diretores no Brasil e aproximadamente 1000 colaboradores da empresa.
No início de 2018, a ONG Transparência Internacional divulgou o estudo “Transparência em Relatórios Corporativos”, que avaliou o nível de transparência corporativa das 100 maiores empresas do Brasil. No levantamento, a JBS obteve conceito “ótimo/bom”, alcançando a nota 8,1, bem acima da média geral (5,7). Entre as 53 maiores companhias brasileiras com operação no exterior, sendo a primeira colocada no setor de alimentos.
Sobre a JBS
A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com cerca de 235 mil colaboradores, em mais de 20 países. A Companhia possui um portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e pela inovação, como Friboi, Moy Park, Pilgrim’s Pride, Primo, Seara, Swift, Gold’n Plump, entre outras, que atendem 350 mil clientes de mais de 150 nacionalidades em todo o mundo. Com foco em inovação, essa diretriz se reflete também na gestão de negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, invólucros naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, embalagens metálicas e transportes. A JBS adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos, além de conduzir suas operações com foco na alta qualidade e na segurança dos alimentos. As melhores práticas de Bem-Estar Animal guardam estreita relação com o sucesso das operações da JBS, que trata o tema com extremo rigor e tem investido cada vez mais no aprimoramento de ações que sigam as melhores práticas de mercado.
JBS
Diretoria de Comunicação Corporativa
+55 11 3144-5364 | 4996 | 7997
imprensa@jbs.com.br