26 profissionais conheceram oito unidades da JBS e puderam ver a economia circular na prática
A JBS recebeu, nos últimas dias 11 e 12 de julho, 26 profissionais do jornal O Estado de S. Paulo, um dos principais veículos de imprensa no Brasil. Eles participaram do Circuito Sustentável, um programa promovido pela Comunicação Corporativa para expandir o conhecimento no mercado das ações do Grupo em economia circular. O time era composto de 21 jornalistas recém-formados e que cursam o Focas, programa de ensino e imersão em redação do Estadão, as coordenadoras do curso e duas professoras, além da agente de eventos do veículo.
Os visitantes conheceram oito unidades da Companhia em Lins e Guaiçara, cidades do interior de São Paulo, onde puderam ver na prática o dia a dia das plantas e como funciona a economia circular – um conceito da sustentabilidade que visa a destinação correta de resíduos de operações industriais. Na JBS, a economia circular funciona principalmente a partir do aproveitamento de subprodutos da produção de alimentos à base de proteína bovina como matéria-prima para outros segmentos, gerando novos produtos de alto valor agregado, como couro, biodiesel, sabonetes e fertilizantes orgânicos.
Desde o ano passado, a JBS é patrocinadora do Focas e, nesta edição, promoveu debates sobre economia circular. No último dia 8 de junho, Maurício Bauer, diretor Corporativo de Sustentabilidade, conversou com os estudantes em uma palestra on-line e trouxe as principais ações da Companhia tanto nesta frente quanto em outras áreas da temática ESG, como a Plataforma Pecuária Transparente e os Escritórios Verdes.
A viagem com os focas – apelido que recebem os jornalistas no início de carreira - começou na Friboi, onde eles conheceram as operações das fábricas de pouch e supergelados, além das áreas de frozen e rotulagem da produção de conservas. Eles ainda puderam ouvir sobre a rastreabilidade na cadeia de fornecimento de bovinos, com bate-papos com Leonardo Ferri, gerente de Compra de Bovino, e Liège Correia, diretora de Sustentabilidade da Friboi.
“As visitas na fábrica são importantes para conhecimento de como é feita nossa produção, de forma transparente e com foco em segurança do alimento e segurança de nossos colaboradores”, explica Celso Vanderlei Navarro Balbo, gerente de Recursos Humanos da Friboi.
Na sequência, a visita aconteceu na Biolins, na qual tiveram a oportunidade de conhecer como diversos de tipo de biomassa, como bagaços de cana-de-açúcar e cascas de amendoim, são usados para a produção de vapor e energia, além dos próprios fluxos industriais e a relação da JBS com o setor elétrico.
À tarde, ainda no primeiro dia, os profissionais foram às fábricas das unidades de negócio que utilizam como matéria-prima coprodutos da cadeia bovina. Primeiro, estiveram na JBS Couros, na qual tiveram a experiência de conhecer a planta trio, a secagem, o recurtimento e a área de semiacabamento. Também tiveram a oportunidade de conhecer o processo de checagem da origem de uma peça em couro em tempo real, com a inclusão do código do produto no portal JBS360, iniciativa que garante a rastreabilidade e a responsabilidade da Companhia com a sustentabilidade e o cuidado com os seus fornecedores.
Em seguida, visitaram as linhas de produção de sabonetes da JBS Higiene & Limpeza, a sala de controle da tancagem e o laboratório da JBS Biodiesel, e fizeram um tour pelo recebimento de resíduos orgânicos e outras instalações na Campo Forte Fertilizantes, esta última em Guaiçara.
No segundo dia, foi a vez de apresentar aos visitantes a produção de embalagens metálicas da Zempack. Lá, eles conheceram, além da tecnologia da fábrica nas linhas de produção de aço e alumínio, as mensagens de sustentabilidade desta que é uma unidade que recicla 100% de seus resíduos. Por fim, estiveram na JBS Ambiental para ver o processo de reciclagem e manufatura de produtos plásticos.
“Para nós, é importante poder mostrar tudo o que a JBS já faz há anos em relação à economia circular, especialmente para este time de profissionais. O nosso desafio do Net Zero é atual, e além dele, temos diversas outras frentes de promoção da sustentabilidade nas pontas dos negócios”, afirma Maria Paula Bibar, gerente de Sustentabilidade da JBS Novos Negócios.
Showroom do Circuito Sustentável
A visita foi finalizada com a presença dos times de Pesquisa & Desenvolvimento e Qualidade das diferentes marcas, que apresentaram os produtos de sete das fábricas visitadas ao time do Focas. Num showroom, montado na área externa da JBS Ambiental, estavam em exibição os produtos plásticos produzidos por esta indústria, além de sabonetes da JBS Higiene & Limpeza, frascos com as matérias-primas da JBS Biodiesel, exemplos de insumos da Campo Forte Fertilizantes, peças em couro da JBS Couros, latas da Zempack e alimentos preparados da Friboi.
Durante os dois dias nas unidades da Companhia, os visitantes ainda experimentaram produtos das marcas da JBS, para que pudessem conhecer a variedade das linhas de proteína in-natura e alimentos preparados. As refeições contiveram espetinhos Friboi, picanha Maturatta Friboi, kibe e hambúrguer Incrível!, Levíssimo Seara, mortadela duplamente defumada Seara Gourmet, margarina Doriana, pão de queijo, farofa e mini tortas da Swift.