São Paulo, 5 de agosto de 2019 – A Friboi, unidade de negócios de carne bovina da JBS, alcançou 100% de conformidade em auditoria externa que avalia diversos critérios de produção em todas as suas unidades de abate no Brasil. Com certificação pelo Serviço Brasileiro de Certificações (SBC) e batizado como Selo da Cadeia de Fornecimento, o projeto – desenvolvido pela própria JBS – contempla padrões internacionais e requisitos de interesse comum de todos os mercados atendidos pela empresa.
As plantas foram avaliadas nos seguintes critérios: bem-estar animal, originação / sustentabilidade, transporte de animais, equipamentos / instalações, saúde animal, procedimentos / qualidade, controle da cadeia de fornecimento, meio ambiente, responsabilidade social, rastreabilidade, classificação e tipificação de carcaça e material específico de risco.
“O Selo da Cadeia de Fornecimento reforça o compromisso da Friboi e de todos os negócios da JBS quanto à melhoria contínua dos processos internos de produção. Trata-se de um projeto inovador e que também demonstra a transparência das nossas práticas, atrelada à qualidade dos nossos produtos e a sustentabilidade dos nossos negócios”, afirma Renato Costa, presidente da Friboi.
A certificadora SBC tem mais de 16 anos de experiência no controle de origem de produtos e possui corpo técnico experiente, responsável pela certificação de 40% das propriedades incluídas no Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A instituição é referência em controles de rastreabilidade, tipificação e bem-estar animal e confere credibilidade ao Selo da Cadeia de Fornecimento da JBS.
Segunda etapa da iniciativa já começou
Ainda no primeiro semestre de 2019, foi iniciado um novo ciclo de treinamentos e capacitação, dentro de critérios avaliados pelo Selo, dos colaboradores que atuam em áreas específicas, como motoristas boiadeiros e aqueles que lidam com animais vivos, além daqueles que realizam a classificação e tipificação de carcaças. Além disso, as auditorias de renovação da certificação serão concluídas durante o segundo semestre.
A Friboi liderou a revolução do setor no Brasil nas áreas de qualidade e segurança do alimento e foi decisiva para que a produção nacional fosse aceita pelos mais exigentes países e clientes internacionais. Agora, com a consolidação do Selo da Cadeia de Fornecimento, a Companhia evolui ainda mais no aprofundamento das melhores práticas e contribui para o fortalecimento do protagonismo do Brasil no setor de carne bovina.
Sobre a Friboi
Com mais de quatro décadas de história, a Friboi – unidade de negócios de carne bovina da JBS – revolucionou o mercado ao descomoditizar a carne bovina brasileira e construir uma marca referência no mercado. A empresa mantém algumas das marcas de carne bovina mais reconhecidas do Brasil, com um amplo portfólio de produtos, composto pela homônima e líder de mercado Friboi, Maturatta Friboi, Do Chef Friboi, Reserva Friboi, 1953 Friboi e Swift Black, que atendem a diversos públicos. Com foco na garantia de origem, na qualidade e na segurança do alimento entregue ao consumidor, desde o bem-estar animal até a entrega do produto final, a Companhia adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de gado de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos. A Friboi está presente em mais de 150 países e, atualmente, conta com 35 unidades produtivas em todo o Brasil.
JBS
Diretoria de Comunicação Corporativa
+55 11 3144-7997 | 5364 | 4996
imprensa@jbs.com.br