Campo Grande, 26 de setembro de 2019 – Manter uma evolução contínua nos padrões internos de qualidade e segurança dos alimentos. Com esse objetivo central, o laboratório próprio da Friboi, que atende as plantas da Companhia em Mato Grosso do Sul, ampliou em 86,4% o número de análises realizadas neste ano, na comparação com o ano passado. Somente de janeiro a junho de 2019, as amostras realizadas em Campo Grande corresponderam a 12,3% do total examinado pelos laboratórios próprios Friboi do país.
Localizada em Campo Grande, a unidade foi inaugurada em março de 2018, e conta com uma área focada em análises microbiológicas e físico químicas. A meta inicial era realizar, mensalmente, 4,5 mil análises, e atualmente esse número supera 8,5 mil, atendendo as seis plantas da Friboi no estado: Campo Grande I e II, Nova Andradina, Ponta Porã, Anastácio e Naviraí.
Além disso, neste ano, o laboratório iniciou análises de biologia molecular para algumas espécies de microrganismos (testes de DNA) em amostras de carne bovina e em amostras de ambiente com o objetivo de identificar esses elementos por meio da técnica PCR, ou seja, em tempo real.
O crescimento no número de análises realizadas é resultado dos investimentos de R$ 5 milhões feitos nos últimos dois anos, tanto em reforma, qualificação das equipes de colaboradores, construção e compra de equipamentos para os laboratórios da Companhia. Estrategicamente localizadas, essas unidades atendem as necessidades de 31 plantas da Friboi localizadas em seis estados do país: Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia e São Paulo.
A partir dos aportes realizados, os laboratórios também passaram a contar com suporte de automação e tecnologia digital, ampliando as condições de análise de toda a produção por meio de diagnósticos de visibilidade preditiva, conferindo ainda mais segurança e agilidade na detecção de eventuais não-conformidades nos produtos. Hoje, são feitas internamente análises microbiológicas, físico-químicas e de resíduos químicos para atender às rotinas da operação, assim como as exigências de clientes e governo (autocontroles).
Sobre a Friboi
Com mais de quatro décadas de história, a Friboi – unidade de negócios de carne bovina da JBS – revolucionou o mercado ao descomoditizar a carne bovina brasileira e construir uma marca referência no mercado. A empresa mantém algumas das marcas de carne bovina mais reconhecidas do Brasil, com um amplo portfólio de produtos, composto pela homônima e líder de mercado Friboi, Maturatta Friboi, Do Chef Friboi, Reserva Friboi, 1953 Friboi e Swift Black, que atendem a diversos públicos. Com foco na garantia de origem, na qualidade e na segurança do alimento entregue ao consumidor, desde o bem-estar animal até a entrega do produto final, a Companhia adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de gado de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos. A Friboi está presente em mais de 150 países e, atualmente, conta com 35 unidades produtivas em todo o Brasil.
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