Busca por gestão ecoeficiente está em linha com as estratégias de inovação e sustentabilidade da companhia
São Paulo, 28 de agosto de 2017 – Com o objetivo de reduzir os impactos ambientais de sua cadeia produtiva, a JBS realizou estudo inédito sobre o ciclo de vida da produção de alimentos à base de proteína animal. Realizado em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces), por meio da iniciativa Ciclo de Vida Aplicado (CiViA) o documento será apresentado na 8ª edição da Conferência Internacional sobre Gestão do Ciclo de Vida (LCM 2017, na sigla em inglês). Marcado para acontecer de 3 a 6 de setembro, em Luxemburgo (Europa), o fórum global discute a temática “Projetando tecnologias sustentáveis, produtos e políticas: da ciência à inovação”.
A Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) é uma técnica que possibilita a análise do desempenho ambiental de produtos (bens e serviços), levando em conta os impactos ambientais em toda a cadeia de valor. Nesse sentido, permite contabilizar os usos de recursos naturais, desde a produção das matérias-primas, passando pelo processamento, distribuição, consumo e descarte. A partir dessas informações, as corporações podem decidir quais estratégias adotar para a redução dos impactos ambientais gerados pelas diversas etapas da cadeia de valor do produto, tendo à sua disposição mais uma ferramenta para a gestão em sustentabilidade.
“Com a aplicação da ACV, é possível desenvolver modelos de produção mais sustentáveis, mapear riscos e oportunidades, antecipar-se à futuros marcos regulatórios e demandas de mercado. Além de avançar na agenda de trabalho de temas prioritários na estratégia de sustentabilidade da companhia”, conta Márcio Nappo, diretor de Sustentabilidade da JBS. Segundo o executivo, a empresa acredita que a aplicação dos princípios de sustentabilidade em suas operações garante a perenidade, a inovação e a evolução contínua de seus negócios, e que a avaliação do ciclo de vida de produtos é uma importante ferramenta para isso.
Nesse contexto, a JBS utilizou a metodologia da ACV para calcular a pegada de carbono e a pegada hídrica, considerando todas as etapas de produção dos produtos de origem bovina (Picanha Maturatta Friboi) e de frango (Frango inteiro Seara DaGranja).
Sobre a JBS
A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com cerca de 235 mil colaboradores em mais de 20 países. A companhia possui um portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e pela inovação, como Doriana, Friboi, Moy Park, Pilgrim’s Pride, Primo, Seara, Swift, Gold’n Plump, entre outras, que atendem 300 mil clientes de mais de 150 nacionalidades em todo o mundo. Com foco em inovação, essa diretriz se reflete também na gestão de negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, invólucros naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, embalagens metálicas e transportes. A JBS adota as melhores práticas de governança corporativa e de sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor, além de conduzir as suas operações com foco na alta qualidade e segurança dos alimentos e na preocupação com o bem-estar animal.
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