O principal ranking de bem-estar animal do mundo, elaborado anualmente pela Business Benchmark on Farm Animal Welfare (BBFAW), posicionou a JBS entre as empresas brasileiras mais bem avaliadas do segmento de proteína animal. “Este resultado reflete o compromisso da empresa com o tema, que tem aprimorado cada vez mais as atividades realizadas no campo e na indústria”, ressalta Márcio Nappo, diretor de Sustentabilidade da JBS.
Além de promover melhorias na cadeia de produção, a empresa tem apostado no treinamento dos colaboradores em todo o mundo, especialmente, no Brasil, Estados Unidos, Austrália, Inglaterra e México. Dois dos principais negócios da JBS no Brasil, por exemplo, a Friboi e a Seara, apostaram fortemente na melhoria e aperfeiçoamento das práticas de bem-estar animal desempenhadas nas granjas, currais, indústria e transporte dos animais.
Entre as medidas mais recentes adotadas pela JBS no Brasil destacam-se a aquisição de uma nova frota de carretas projetadas para assegurar maior conforto aos animais durante o transporte do gado das fazendas às unidades de processamento; melhorias em equipamentos e instalações industriais; parceria com universidades para ampliar e aprofundar estudos relacionados ao tema; e o patrocínio da produção de materiais educativos para conscientizar ainda mais os pecuaristas sobre a importância das boas práticas de bem-estar animal.
Outro ponto de destaque foi a evolução da Seara em seu compromisso com o uso de gaiolas de gestação coletiva para matrizes suínas, que proporcionam mais conforto quando comparado às baias individuais, que atingiu 58% da produção da empresa em 2019. O objetivo da empresa é atingir 100% da produção neste sistema até 2025, conforme previsto em compromisso público assumido em 2015.
Além disso, a Seara fez sólidos investimentos em modernização e climatização de aviários, ampliação ou substituição de infraestrutura, totalizando a construção de uma área superior a um milhão de metros quadrados para a para a criação das aves. A medida contribui para o atendimento de climatização, conforto e disponibilidade de equipamentos de alimentação aos animais.
“As melhores práticas de bem-estar animal guardam estreita relação com o sucesso das nossas operações. A JBS trata esse tema com extremo rigor. Para nós, é gratificante ver o trabalho da JBS refletido no BBFAW”, conclui Nappo.
Gestão
As boas práticas de bem-estar animal da JBS integram a estratégia de sustentabilidade da Companhia, cujo objetivo é alcançar uma produção de qualidade cada vez melhor, respeitando o meio ambiente, fazendo o uso consciente dos recursos naturais e reduzindo a geração de resíduos. A empresa atende a procedimentos de bem-estar animal em todas as suas unidades, que estão de acordo com padrões nacionais e internacionais e são baseados no respeito às cinco liberdades fundamentais dos animais (livre de fome e sede; livre de desconforto; livre de dor, injúria e doença; livre para expressar seu comportamento natural; livre de medo e estresse).
Para gerenciar o tema, a empresa possui equipes especializadas em cada tipo de proteína que trabalha (aves, suínos e bovinos) e adota técnicas que são constantemente aprimoradas de acordo com as melhores práticas de mercado. Além disso, a JBS também mantém um Comitê de Bem-estar Animal, constituído em 2017, que tem como responsabilidade estabelecer diretrizes que possam fazer com que o tema esteja em constante evolução na Companhia. Em 2019, a empresa lançou o Selo Bem-estar Animal JBS, uma identidade visual corporativa, que tem como objetivo reforçar a comunicação sobre o tema a seus colaboradores.
Treinamento
Ainda dentro do tema, os profissionais da Friboi que, diariamente, interagem por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor e Cliente da empresa, receberam um treinamento para atualizar os conhecimentos técnicos em bem-estar animal. A iniciativa foi realizada em Lins (SP) e ministrada pelo especialista da Garantia da Qualidade da Friboi, Carlos de Oliveira Silva.
“Bem-estar animal é um tema prioritário para a JBS e que está crescente no mundo todo. Ele está relacionado não somente ao trato dos animais, mas também à qualidade dos produtos. Os clientes e consumidores estão cada vez mais conectados e, consequentemente, mais exigentes. Não há dúvida de que ter um time capacitado enriquece o atendimento”, ressalta Carlos.