Faça sempre o certo

Em 2017, a Companhia criou uma Diretoria Global de Compliance, comandada por José Marcelo Martins Proença, responsável pelo desenvolvimento do “Faça Sempre o Certo”, nome dado ao Programa de Compliance JBS. Para garantir a independência de atuação, a Diretoria se reporta ao Conselho de Administração.

O Programa foi construído de forma a incentivar a manutenção de um ambiente ético e íntegro em todos os processos da empresa, seguindo diretrizes locais e internacionais sobre o tema. Para isso, foram definidos os seguintes pilares de Compliance:


Pilares do Programa de Compliance JBS

Ainda em 2017, foram implantados novos canais de denúncia, sendo um para a América do Sul, o Linha Ética JBS, e outro para as demais operações, o JBS Ethics Point. Estes canais estão disponíveis em 11 idiomas, funcionam 7 dias por semana, 24 horas por dia e atendem tanto colaboradores, como terceiros que se relacionam com a empresa.

Em 2018, a Companhia lançou o Código de Conduta e Ética Global, válido em todas as regiões de atuação. Este documento possui diversas diretrizes sobre o que é esperado dos colaboradores em termos de comportamento e cumprimento de políticas internas.

Ao mesmo tempo, também foi lançado o Código de Conduta de Parceiros de Negócios com o objetivo de informar aos nossos terceiros o padrão de conduta esperado.

O pilar Comunicação e Treinamento também é fortemente desenvolvido desde a criação do Programa. Anualmente, dezenas de campanhas de comunicação interna e milhares de horas de treinamentos presenciais e à distância são realizados com foco em temas de Compliance.

Como parte dos mecanismos de controle implantados, atualmente, a JBS possui monitoramento efetivo de doações de produtos, patrocínios, recebimento e/ou oferta de brindes e entretenimento, entre outros.

Outro importante pilar da área, chamado Avaliação Reputacional de Terceiros, está em plena atividade. Para isto, foi desenvolvida uma ferramenta própria e automatizada para a realização das avaliações reputacionais dos terceiros com maior nível de criticidade.

COMITÊS DE ÉTICA

Para discutir os avanços do Programa “Faça Sempre o Certo” e deliberar sobre temas relacionados ao canal de denúncias, a JBS criou Comitês de Ética para cada Unidade de Negócio. Estes comitês são realizados trimestralmente ou, em caso de necessidade, podem acontecer extraordinariamente, sendo compostos pela Alta Administração da Companhia.

ATUAÇÃO, CONQUISTAS E RECONHECIMENTO

Como parte de sua evolução e participação junto aos órgãos relevantes, a JBS filiou-se ao Instituto Ethos e assinou o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, desenvolvido pelo Instituto com o objetivo de propagar boas práticas empresariais e promover um mercado mais íntegro e ético. Neste mesmo Instituto, a empresa participa de grupos de trabalho sobre temas relacionados a ética e integridade.

No relatório 2018 da organização, a JBS ficou em primeiro lugar entre as empresas do setor de alimentos como detentora da operação no exterior mais transparente. Leia mais aqui

Newsletter: Saiba mais sobre a JBS Newsletter: Saiba mais sobre a JBS