São Paulo, 02 de maio de 2019 – A JBS divulga hoje o seu Relatório Anual e de Sustentabilidade 2018, documento em que a Companhia divulga seu desempenho econômico, social e ambiental no ano passado, além de detalhar suas práticas de gestão, governança, compliance e da estrutura dos seus negócios no período. O relatório detalha investimentos de mais de R$ 900 milhões em sustentabilidade, treinamentos de colaboradores, inovação e qualidade em 2018, ano de receita recorde da Companhia, superior a R$ 180 bilhões.
A publicação foi dividida em quatro capítulos: Nosso Negócio, que apresenta o modelo de gestão, governança, ética e compliance, gestão de risco e criação de valor da companhia; Nossa Gente, que se dedica ao relacionamento da empresa com seus colaboradores e com as comunidades próximas aos seus empreendimentos; Nossa Sustentabilidade, que apresenta a gestão e os resultados dos cinco temas prioritários para sustentabilidade nos negócios da companhia: saúde e segurança dos colaboradores, bem-estar animal, gestão da água, integridade dos produtos e mudanças climáticas; e Nosso Desempenho, que apresenta o resultado econômico e as premiações obtidas pela JBS em 2018.
Novidades e números que refletem um grande ano
Ao trazer os números e as realizações da JBS em 2018, o relatório demonstra o quão positivo foi o ano para a JBS. A Companhia investiu, globalmente, R$ 300 milhões em segurança para os seus colaboradores; R$ 230 milhões em qualidade e segurança dos alimentos em todas as suas operações; R$ 38,5 milhões em inovação, R$ 160 milhões em projetos relacionados à eficiência energética; R$ 88,2 milhões para aprimorar as práticas de bem-estar animal; além de R$ 62,5 milhões no tratamento de efluentes e R$ 27 milhões na gestão, mediação e iniciativas para redução de uso de água e seu reuso em suas unidades espalhadas pelo mundo.
A empresa também apresentou realizações importantes, como a criação da sua Equipe Global de Inovação (GIT, Global Innovation Team), em outubro de 2018, com o objetivo de ampliar o compartilhamento de informação e o intercâmbio entre países, além de criar plataformas globais que favoreçam práticas inovadoras. Dentro do programa “Faça Sempre o Certo”, da Diretoria Global de Compliance, a Companhia atingiu a importante marca de 99% dos colaboradores do Brasil treinados em temas como ética e compliance.
O relatório inclui, ainda, uma ampla visão da estratégia e do desempenho operacional e financeiro da empresa, que em 2018 apresentou mais um ano de resultados operacionais sólidos, novamente um dos melhores da sua história. No ano, a receita líquida totalizou R$ 181,7 bilhões, com um EBITDA de R$14,8 bilhões, 10,7% superior a 2017. A Companhia também apresentou uma forte geração de caixa livre, chegando a R$ 5,7 bilhões no período. A JBS ainda seguiu com o seu compromisso de reduzir a alavancagem, que em 2018 chegou a 3,18 vezes, com liquidez total de R$ 16,4 bilhões, cinco vezes superior ao seu endividamento de curto prazo.
O relatório foi preparado seguindo as diretrizes propostas pela Global Reporting Initiative (GRI) Standards e com exposição de demonstrações contábeis que seguem as normas de relatório financeiro (IFRS) emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB) e que foram auditadas pela Grant Thornton Auditores Independentes.
Sobre a JBS
A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com cerca de 230 mil colaboradores, em 15 países. A Companhia possui um portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e pela inovação, como Friboi, Moy Park, Pilgrim’s Pride, Primo, Seara, Swift, Gold’n Plump, entre outras, que atendem cerca de 275 mil clientes de mais de 150 nacionalidades em todo o mundo. Com foco em inovação, essa diretriz se reflete também na gestão de negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, invólucros naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, embalagens metálicas e transportes. A JBS adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos, além de conduzir suas operações com foco na alta qualidade e na segurança dos alimentos. As melhores práticas de Bem-Estar Animal guardam estreita relação com o sucesso das operações da JBS, que trata o tema com extremo rigor e tem investido cada vez mais no aprimoramento de ações que sigam as melhores práticas de mercado.
JBS
Diretoria de Comunicação Corporativa
+55 11 3144-7997 | 5364 | 4996
imprensa@jbs.com.br