Colaboradores são convidados a estudar durante o horário de trabalho. Janete Stein, operadora de produção,
conta como foi aprender a ler e escrever aos 50 anos
São Paulo, 04 de setembro de 2018 – Toda terça e quinta-feira, das 14h às 16h, a colaboradora Janete Stein deixa a sala de miúdos da unidade de Seara (SC) para pegar no papel e na caneta. Aos 50 anos, foi ali dentro da fábrica mesmo que ela escreveu seu nome pela primeira vez. E foi mais longe: aprendeu a ler e a escrever para contar com suas próprias palavras sua história de vida e superação.
Janete integra um projeto que a Seara tem em parceria com o Sesi para a educação de jovens e adultos, desde a alfabetização até o Ensino Médio, que acaba de ser reconhecido com o prêmio Santa Catarina pela Educação, da FIESC, na categoria “Elevação da Escolaridade Básica”, tendo concorrido com outras 250 empresas.
Nascida em uma família de seis filhos, em Lagoão (RS), Janete conta que seus pais não proporcionaram a ela a oportunidade de frequentar a escola. “Quando eu era pequena, isso não era uma coisa obrigatória. O tempo foi passando e a gente se acostuma. Jamais imaginei que teria a oportunidade de aprender a ler e a escrever dentro do meu trabalho. Isso mudou a minha vida”, afirma.
Ela relata que se emocionou quando recebeu o convite para as aulas. “A gente senta na sala de aula como criança mesmo. Tem lição de casa, livro para ler. Eu não imaginava que ia conseguir, mas agora eu sei de uma coisa: não quero parar”, diz. Mãe de uma filha de 30 anos, Janete conta com o apoio da família. “Às vezes é difícil, mas meu marido e minha filha me ajudam. Mas quero agradecer mesmo à minha líder Leonice Zaparty, que foi a grande incentivadora desse meu crescimento”.
O projeto começou na unidade há pouco mais de dois anos e, desde então, cerca de 70 colaboradores foram beneficiados. No primeiro semestre de 2019, acontecerá a formatura da primeira turma.
Sobre a JBS
A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com cerca de 230 mil colaboradores, em mais de 20 países. A Companhia possui um portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e pela inovação, como Friboi, Moy Park, Pilgrim’s Pride, Primo, Seara, Swift, Gold’n Plump, entre outras, que atendem 350 mil clientes de mais de 150 nacionalidades em todo o mundo. Com foco em inovação, essa diretriz se reflete também na gestão de negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, invólucros naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, embalagens metálicas e transportes. A JBS adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos, além de conduzir suas operações com foco na alta qualidade e na segurança dos alimentos. As melhores práticas de Bem-Estar Animal guardam estreita relação com o sucesso das operações da JBS, que trata o tema com extremo rigor e tem investido cada vez mais no aprimoramento de ações que sigam as melhores práticas de mercado.
JBS
Diretoria de Comunicação Corporativa
+55 11 3144-7997 | 5364 | 4996
imprensa@jbs.com.br