Companhia é a única do setor no mundo a ter controle do processo produtivo de ponta a ponta
São Paulo, 27 de agosto de 2018 – Com foco em uma operação sustentável ao longo de toda a sua cadeia, a JBS Couros desenvolveu um sistema que reúne dados referentes a todas as etapas do processo produtivo do couro, desde a origem na fazenda até o produto final. Chamada JBS 360º, a plataforma será apresentada em primeira mão para clientes e participantes da feira All China Leather Exhibition, que será realizada entre os dias 29 e 31 de agosto, em Xangai.
Durante a feira, o visitante terá a experiência de descobrir toda a história dos couros que estarão expostos. Por meio dos carimbos de rastreabilidade visíveis nas peças, será possível conferir todas as informações referentes àquele produto, como o grupo de fazendas onde o couro foi originado, data de abate, além de registros mais técnicos, como o período de conservação do curtume e os processos químicos de transformação do material. A leitura desses dados será feita a partir de um totem que estará disponível no estande da JBS Couros na feira, que ainda contará com exibição de imagens, infográficos sobre os processos de produção e informações sobre bem-estar animal.
Inicialmente, a plataforma será apresentada somente na ACLE, com o objetivo de proporcionar aos clientes e visitantes uma experiência única em relação ao controle da cadeia, além de reforçar a garantia de que a Companhia e seus fornecedores trabalham apenas com matérias-primas produzidas em conformidade com os mais altos padrões exigidos. Ou seja, assegura que o couro é oriundo de áreas livres de desmatamento, invasão de terras indígenas, unidades de conservação, de condições de trabalho análogo ao escravo ou de violência no campo e conflitos agrários, o que permite a transferência de informações transparentes e relevantes ao mercado internacional. Atualmente, a JBS Couros tem capacidade produtiva no Brasil de 35 mil couros por dia.
“Somos a única empresa do setor a ter controle total da cadeia produtiva, acompanhando todos os processos, desde a fazenda ao curtume. Dessa forma, garantimos total transparência na comunicação com os nossos stakeholders e garantimos que nossos produtos seguem os principais critérios socioambientais exigidos pelo mercado”, explica o gerente de Marketing e Sustentabilidade da JBS Couros, Fernando Bellese.
A JBS investiu mais de R$ 2,2 milhões nos últimos dois anos em rastreabilidade, incluindo os negócios de Carnes e Couros.
Sobre a JBS
A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com cerca de 230 mil colaboradores, em mais de 20 países. A Companhia possui um portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e pela inovação, como Friboi, Moy Park, Pilgrim’s Pride, Primo, Seara, Swift, Gold’n Plump, entre outras, que atendem 350 mil clientes de mais de 150 nacionalidades em todo o mundo. Com foco em inovação, essa diretriz se reflete também na gestão de negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, invólucros naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, embalagens metálicas e transportes. A JBS adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos, além de conduzir suas operações com foco na alta qualidade e na segurança dos alimentos. As melhores práticas de Bem-Estar Animal guardam estreita relação com o sucesso das operações da JBS, que trata o tema com extremo rigor e tem investido cada vez mais no aprimoramento de ações que sigam as melhores práticas de mercado.
JBS
Diretoria de Comunicação Corporativa
+55 11 3144-7997 | 5364 | 4996
imprensa@jbs.com.br