Empresa alcançou 99,97% de conformidade socioambiental na compra de gado na região do Bioma Amazônia, cumprindo com os critérios do Compromisso Público da Pecuária, firmando com o Greenpeace.
São Paulo, 28 de setembro de 2016 – A JBS publicou hoje (28) o seu relatório anual de auditoria independente que confirma o atendimento ao Compromisso Público da Pecuária por parte da Companhia. Os critérios definidos, em acordo com o Greenpeace, estabelecem a não aquisição de matéria-prima de fazendas em áreas de desmatamento ou com embargos ambientais, que utilizam mão de obra análoga à escrava, que estão localizadas em terras indígenas ou em áreas de conservação ambiental. Atualmente, a empresa monitora diariamente quase 40 mil fornecedores de gado localizados na região Amazônica, de um total de 70 mil fornecedores no país.
A auditoria verificou mais de 11 mil operações de compra de gado, realizadas pela JBS ao longo de 2015, de fazendas localizadas no Bioma Amazônia, e apontou um grau de eficiência de 99,97% no processo de monitoramento socioambiental de fornecedores da Companhia.
“A JBS acredita que é possível produzir carne de qualidade e de forma sustentável, desde a origem da matéria-prima, atuando em todos os elos de sua cadeia de valor”, afirma Márcio Nappo, diretor de Sustentabilidade da JBS. “Temos apresentado importantes avanços em nosso sistema de monitoramento socioambiental de fornecedores, que cobre hoje, por meio da análise de imagens de satélite das propriedades, cerca de 59 milhões de hectares na Amazônia, localizados em 437 municípios”, conclui.
Para garantir a origem responsável da matéria-prima, 100% dos fornecedores das JBS são selecionados com base em critérios socioambientais. A fim de verificar a condição de cada um deles, a empresa desenvolveu um sistema de monitoramento socioambiental da compra de gado que utiliza imagens de satélite, dados georreferenciados das fazendas e informações de órgãos públicos oficiais, como o IBAMA, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Ministério do Trabalho, para análise diária dos seus fornecedores no Brasil.
Com objetivo de melhorar a condição socioambiental de seus fornecedores a JBS criou o Programa “Fornecedor Legal” que, por meio de uma rede de consultorias ambientais especializadas, dá apoio aos pecuaristas na regularização ambiental de suas fazendas.
Para mais informações sobre o relatório de auditoria e o plano de trabalho da JBS, clique aqui.
Sobre a JBS
Com mais de seis décadas de história, a JBS é uma indústria de alimentos presente em mais de 20 países, com plataformas de produção ou escritórios comerciais.A empresa já possui uma presença relevante nos EUA com plataformas de produção, escritórios de venda e centros de distribuição. A JBS conta com mais de 230 mil colaboradores no mundo, exporta para mais de 150 países e possui mais de 300 mil clientes ativos globais. A JBS possui um diversificado portfólio de produtos, com dezenas de marcas reconhecidas em todo o mundo. A companhia também atua em setores relacionados com o seu core business como couros, biodiesel, colágeno, sabonetes, glicerina e envoltórios para embutidos, bem como possui negócios de gestão de resíduos, embalagens metálicas e transportes, que apoiam a sua operação.
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