São Paulo, 24 de setembro de 2018 – A JBS Biodiesel recuperou 2,3 milhões de litros de óleo de fritura usado nos oito primeiros meses de 2018. O volume já é 15% superior ao total coletado em 2017 e a expectativa é fechar o ano superando a marca de 3 milhões de litros adquiridos.
O resultado foi possível graças ao projeto Óleo Amigo, conduzido em parceria com a JBS Ambiental e que busca conscientizar a sociedade sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha. Lançado em março de 2017, na cidade de Lins, interior de São Paulo, a iniciativa conta com uma parceria com a Secretaria de Educação do município e foi incluída como atividade nas escolas da cidade e de mais 20 municípios do entorno, como Bauru, Guaiçara, Promissão, entre outros. Ao todo, são mais de 30 instituições de ensino e 13 mil alunos impactados pelo programa.
A partir da parceria, a empresa remunera as escolas pelo óleo de cozinha arrecadado. Dessa forma, são viabilizados investimentos em infraestrutura das instituições, como construção de bibliotecas e reformas em salas de aula, além de compra de livros e outros materiais e equipamentos para as escolas.
Atualmente, o Óleo Amigo conta com mais de 300 pontos de coleta, como estabelecimentos comerciais, hospitais, igrejas e outras instituições da região. ”Queremos conscientizar cada vez mais a sociedade sobre o benefício da destinação correta desse resíduo para uma produção consciente e mais sustentável, que é premissa para nossas atividades. Além disso, contribuímos para o aumento da geração de renda para os nossos parceiros”, esclarece o diretor da JBS Biodiesel, Alexandre Pereira.
Até o fim do ano, a JBS Biodiesel deve utilizar cerca de 30 milhões de óleo de fritura usado em sua produção. Além do programa Óleo Amigo, a empresa também compra óleo de cozinha recuperado de terceiros.
Somente no ano passado, a JBS Biodiesel investiu mais de R$ 5,5 milhões em sua fábrica em Lins para ampliar a capacidade de produção de biodiesel através do reaproveitamento do óleo de fritura e dos demais resíduos da cadeia produtiva, como sebo bovino, suíno e de aves.
Sobre a JBS
A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com cerca de 230 mil colaboradores, em mais de 20 países. A Companhia possui um portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e pela inovação, como Friboi, Moy Park, Pilgrim’s Pride, Primo, Seara, Swift, Gold’n Plump, entre outras, que atendem 350 mil clientes de mais de 150 nacionalidades em todo o mundo. Com foco em inovação, essa diretriz se reflete também na gestão de negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, invólucros naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, embalagens metálicas e transportes. A JBS adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos, além de conduzir suas operações com foco na alta qualidade e na segurança dos alimentos. As melhores práticas de Bem-Estar Animal guardam estreita relação com o sucesso das operações da JBS, que trata o tema com extremo rigor e tem investido cada mais no aprimoramento de ações que sigam as melhores práticas de mercado.
JBS
Diretoria de Comunicação Corporativa
+55 11 3144-7997 | 5364 | 4996
imprensa@jbs.com.br